quinta-feira, 29 de março de 2012

Cena do filme PINA - Caetano Veloso "O Leãozinho"



Eu estava assistindo o filme PINA e, de repente, qual foi a minha agradável surpresa ao ver um bailarino da Companhia de Pina Baush dançando "O Leãozinho", da Caetano Veloso. Como ninguém comentou esse fato? E o filme concorreu ao Oscar de melhor documentário em 2012... 

Trailer do filme Pina 3D - Trailer legendado



Assisti a esse filme ontem. MARAVILHOSO! Recomendo...


"Pina" é um filme para Pina Bausch, coreógrafa alemã que morreu em 2009. Primeiro filme de arte em 3D, convida o espectador para uma incrível viagem visual da descoberta de uma nova dimensão no palco da legendária companhia de dança Tanztheater Wuppertal Pina Bausch, que vai além do próprio teatro: para as ruas e paisagens industriais de Wuppertal -- o lugar que foi o centro de inspiração do trabalho de Pina Bausch por mais de 35 anos.

Título original: Pina
2011, 106 min, cor/3D (Musical)
Alemanha, França, Inglaterra

Diretor: Wim Wenders
Roteiro: Wim Wenders
Produção: Gian-Piero Ringel, Erwin M. Schmidt. Wim Wenders
Direção de Fotografia: Hélene Louvart
Direção de Arte: Péter Pabst
Figurino: Rolf Börzik, Marion Cito
Edição: Toni Froschhammer
Trilha Original: Thom

domingo, 25 de março de 2012

TEDx BH Conheça e participe!!!

        A primeira edição do TEDx Belo Horizonte acontecerá no dia 12/5/2012 no Espaço Cento e quatro. Pessoas em diversas áreas como tecnologia, artes, ciências, negócios, entre outras, reunem-se para compartilhar ideias. Uma proposta muito interessante! Conheça o evento e faça a sua inscrição em:  http://www.tedxbelohorizonte.com/

quarta-feira, 14 de março de 2012

Cinema e arte: O artista

        O filme “O Artista”, para quem ainda não viu, é uma homenagem a um momento mágico do cinema: O cinema mudo. Fim de uma tecnologia. O início de um novo mundo, onde era possível até falar nos filmes!
       Os filmes mudos ficaram para trás. Assim como vemos hoje tanta coisa ficando para trás simplesmente por se recusar a aceitar os novos tempos. 
      Entretanto, este filme mudo, em preto e branco, emocionou a todos e ganhou 5 Oscars em 2012: Melhor filme, diretor, ator, figurino e trilha sonora original.
      Ainda é possível ser romântico? Usar técnicas do século passado para encantar plateias do presente? Para desespero dos que odeiam os saudosistas… sim! É possível dizer muito sem pronunciar sequer uma palavra...
      É um filme incrível, sensível e inesquecível. Se ainda não viu, assista! Está em cartaz no Cine Belas Artes, próximo à Praça da Liberdade, em Belo Horizonte.
 




terça-feira, 13 de março de 2012

Arte é Educação, investigação, transformação e nos tira da zona de conforto. Assista!

Exposição do fotógrafo Marc Riboud em BH. Fui e recomendo!!!

De 1 de março a 11 de abril, o Espaço Mari’Stella Tristão recebe a exposição Marc Riboud, em Belo Horizonte. A mostra é uma retrospectiva do premiado fotógrafo francês, composta por 51 fotos, de tamanhos variados, datadas de 1953 a 2009. Marc Riboud apresenta, por meio de registros fotográficos, uma visão diferenciada de eventos e lugares diversos, do oriente ao ocidente. Estarão expostas, também, 10 montagens de fotografias feitas por Riboud no Brasil, em 2009, durante suas visitas a Porto Alegre e Rio de Janeiro.

Marc Riboud nasceu em 1923 na cidade de Lyon, e realizou suas primeiras fotografias aos 14 anos. De 1945 a 1948, estudou engenharia na Ecole Centrale de Lyon antes de resolver dedicar-se à fotografia.

Em 1953, convidado por Henri Cartier-Bresson e Robert Capa, integrou a equipe da agência Magnum. Em 1955, passando pelo Oriente Médio e o Afeganistão, foi por terra até a Índia, onde ficou um ano antes de ir para a China. Depois de uma estada de três meses na antiga URSS, em 1960, fez a cobertura das independências na Argélia e na África negra.

Entre 1968 e 1969, realizou reportagens no Vietnã, onde foi um dos poucos fotógrafos a poder entrar. Nos anos 80, viajou regularmente pelo Oriente e pelo Extremo Oriente, realizando exposições em Paris, Londres, Nova Iorque, Beijing, Hong Kong e Bilbao.

Evento: Exposição Marc Riboud


Data: 01 de março a 11 de abril
Local: Espaço Mari’Stella Tristão
Horário: terça a sábado: 09h30 às 21h; domingo: 16h às 21h
Entrada gratuita
Classificação etária: livre


Informações: (31) 3236-7400
 




Antônio Nóbrega em BH - Eu vou!


Evento: Naturalmente – Teoria e Jogo de uma Dança Brasileira
Data: 15 de março
Local: Grande Teatro do Palácio das Artes
Horário: 21h
Duração: 1h30
Valor: Plateia I, II e Superior: R$ 30,00 (inteira), R$ 15,00 (meia-entrada)
Classificação etária: 12 anos
Informações: (31) 3236-7400
 

Para Arnaldo Leite Alvarenga e colegas da Arte-Educação

“E a coragem, coragem, coragem, que eleva o sangue da vida a um esplendor Carmesim. Vivamos com coragem e apresentemos uma face corajosa à adversidade.” Horácio 65 – 8 a.c