O que é? É a construção de um conceito. Conjunto de ações intecionalmente planejadas e executadas com o objetivo de marcar sua presença no mercado. A principal regra no Marketing pessoal é o relacionamento interpessoal.
Eis algumas dicas importantes:
- Em uma empresa, não se deve falar de si, mas os demais devem falar de você (principalmente);
- Busque as oportunidades e não somente as encontre;
- Tenha um olhar estratégico sobre o mercado (o que o mercado está precisando? Vou me preparar e trilhar para este caminho!)
- Cuide de sua saúde;
- cuide do visual (posicione-se de acordo com o ambiente em que você está!);
- Cuide do seu currículo. (Quais conhecimentos o mercado está exigindo?);
- É importante ter uma visão global da economia e visão sistêmica da empresa;
- Competências: identificar e SOLUCIONAR os problemas. (não basta somente identificar, deve-se propor soluções! Ofereça a sua contribuição!), Coragem para tomar decisões, raciocínio lógico, crítico e analítico;
- Atitudes: Comportamento ético, Iniciativa empreendedora, experiências diversificadas (funções, segmentos, mercados, mudar de empresa, função, ou seja, MUDAR!), é importante o conhecimento de idiomas e informática; experiência internacional em Congressos, cursos, viagens; buscar SEMPRE novos conhecimentos; estar sempre de bom humor; recusar convites de última hora (valorizar o seu passe!); ser real, objetivo, evitar ser evasivo e prolixo;
- Ter humildade para admirar o outro;
- Falar bem ou não opinar sobre concorrentes. (evite a fofoca!)
- Evitar opiniões precipitadas e respostas instantâneas (ouvir, pensar e então, responder)
- Ver-se como um vencedor e adaptar-se!
- Confiar no seu trabalho, naquilo que faz;
- Valorizar o seu produto: VOCÊ!
- Cuide de sua marca: diga sim somente quando puder cumprir; seja pontual e organizado; use sempre a primeira pessoa do plural (nós); priorize contatos pessoais e retorne recados; trate bem as pessoas - cumprimente e agradeça sempre;
- Divulgue sua marca: É importante, para ficar conhecido! Divulgar as suas realizações, viagens , cursos, etc; escreva em sites, jornais, revistas, etc.; fazer trabalho voluntário de responsabilidade social;
- Evite: falar mal dos demais, contar vantagem e falar demais (você fica antipatizado); ausentar-se do trabalho sem avisar; deixar as tarefas pela metade, sem terminá-las; pedir favores (cada favor é uma dívida!); ficar por último em festas e recepções. (as pessoas observam isto!)
Por fim, aprendi que o marketing pessoal é necessário e importante nos dias atuais. Faça o seu marketing e cuide bem de sua marca: VOCÊ!
Um abraço,
Lourdinha.
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