terça-feira, 29 de julho de 2008

XXIV ENEAD BH - Eu fui!

Participei, na semana passada, de um Congresso de Administração de Empresas no Minascentro. Assisti a algumas palestras muito interessantes. Dentre elas, uma com o presidente da VIVO, Roberto lima (roberto.lima@vivo.com.br). Outra, me chamou especial atenção. Era tudo o que precisava ouvir! A palestra foi proferida por Gilmar Camargo de Almeida e teve como tema "Marketing Pessoal".

O que é? É a construção de um conceito. Conjunto de ações intecionalmente planejadas e executadas com o objetivo de marcar sua presença no mercado. A principal regra no Marketing pessoal é o relacionamento interpessoal.

Eis algumas dicas importantes:
  1. Em uma empresa, não se deve falar de si, mas os demais devem falar de você (principalmente);
  2. Busque as oportunidades e não somente as encontre;
  3. Tenha um olhar estratégico sobre o mercado (o que o mercado está precisando? Vou me preparar e trilhar para este caminho!)
  4. Cuide de sua saúde;
  5. cuide do visual (posicione-se de acordo com o ambiente em que você está!);
  6. Cuide do seu currículo. (Quais conhecimentos o mercado está exigindo?);
  7. É importante ter uma visão global da economia e visão sistêmica da empresa;
  8. Competências: identificar e SOLUCIONAR os problemas. (não basta somente identificar, deve-se propor soluções! Ofereça a sua contribuição!), Coragem para tomar decisões, raciocínio lógico, crítico e analítico;
  9. Atitudes: Comportamento ético, Iniciativa empreendedora, experiências diversificadas (funções, segmentos, mercados, mudar de empresa, função, ou seja, MUDAR!), é importante o conhecimento de idiomas e informática; experiência internacional em Congressos, cursos, viagens; buscar SEMPRE novos conhecimentos; estar sempre de bom humor; recusar convites de última hora (valorizar o seu passe!); ser real, objetivo, evitar ser evasivo e prolixo;
  10. Ter humildade para admirar o outro;
  11. Falar bem ou não opinar sobre concorrentes. (evite a fofoca!)
  12. Evitar opiniões precipitadas e respostas instantâneas (ouvir, pensar e então, responder)
  13. Ver-se como um vencedor e adaptar-se!
  14. Confiar no seu trabalho, naquilo que faz;
  15. Valorizar o seu produto: VOCÊ!
  16. Cuide de sua marca: diga sim somente quando puder cumprir; seja pontual e organizado; use sempre a primeira pessoa do plural (nós); priorize contatos pessoais e retorne recados; trate bem as pessoas - cumprimente e agradeça sempre;
  17. Divulgue sua marca: É importante, para ficar conhecido! Divulgar as suas realizações, viagens , cursos, etc; escreva em sites, jornais, revistas, etc.; fazer trabalho voluntário de responsabilidade social;
  18. Evite: falar mal dos demais, contar vantagem e falar demais (você fica antipatizado); ausentar-se do trabalho sem avisar; deixar as tarefas pela metade, sem terminá-las; pedir favores (cada favor é uma dívida!); ficar por último em festas e recepções. (as pessoas observam isto!)

Por fim, aprendi que o marketing pessoal é necessário e importante nos dias atuais. Faça o seu marketing e cuide bem de sua marca: VOCÊ!

Um abraço,

Lourdinha.

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